Interpretar Gestos

Home»O poder dos gestos»A postura do Cowboy

A postura do Cowboy

fn66683-lonesome-cowboy-halloween-costumes

Polegares enfiados no cinto ou na zona superior dos bolsos é um gesto que enquadra a zona genital e constitui uma forma de exibição utilizada principalmente por homens para mostrar uma atitude sexualmente agressiva. É o gesto mais comum utilizado nos westerns televisivos para mostrar aos espectadores a virilidade do seu pistoleiro favorito.

Também chamado jocosamente gesto do Homem-dos-Polegares-Grandes, os braços assumem a posição de prontidão e as mãos funcionam como indicadores centrais, realçando a zona das virilhas. Os homens utilizam este gesto para delimitar o seu território ou para mostrar a outros homens que não sentem medo. Os macacos utilizam o mesmo gesto, mas sem cinto nem calças.

Este gesto diz aos outros «Eu sou viril — eu posso dominar», razão por que faz parte do repertório habitual de homens «à caça». Qualquer homem que fale com uma mulher enquanto adota esta postura — com pupilas dilatadas e um pé a apontar na direção dela — é facilmente percebido pela maior parte das mulheres. E um dos gestos que mais denuncia a maior parte dos homens, pois ao utilizá-lo declaram inadvertidamente à mulher aquilo que lhes vai na ideia.

Este gesto é utilizado principalmente por homens, mas também as mulheres que utilizam calças podem utilizá-lo ocasionalmente. Ao utilizar vestidos ou saias, a mulher sexualmente afirmativa exibe um ou ambos os polegares enfiados num cinto ou num bolso.