Interpretar Gestos

Home»A mentira»Agrupamentos de protelação

Agrupamentos de protelação

  • Postado em Agosto 13, 2017
  • Categoria A mentira
cigarro1

Pessoas que usam óculos executam por vezes um agrupamento de avaliação, tirando os óculos do rosto e colocando uma das hastes na boca, em vez de utilizarem o gesto de Afagar o Queixo ao tomar a sua decisão. Um fumador dará uma baforada no cigarro. Quando uma pessoa coloca uma caneta ou um dedo na boca, a seguir a termos-lhe solicitado uma decisão, assinala que está insegura, sendo necessário tranquilizá-la. O objeto inserido na boca permite-lhe protelar, não sentindo urgência em dar uma resposta imediata.

Por vezes, os gestos de tédio, avaliação e tomada de decisão surgem em combinações, cada uma das quais revela diferentes elementos da atitude da pessoa.

A ilustração acima mostra o gesto de avaliação deslocado para o queixo, e a mão poderá igualmente afagar o queixo. Esta pessoa está a avaliar a proposta e simultaneamente a tirar conclusões.

Quando o ouvinte começa a perder interesse no orador, a cabeça começa a repousar sobre a mão. A ilustração anterior mostra a avaliação com a cabeça sustentada pelo polegar, enquanto o ouvinte se vai desinteressando.