Interpretar Gestos

Como criar sintonia

Cumprimento

Há dois ingredientes-chave para criar sintonia num aperto de mão. Em primeiro lugar, assegure-se de que tanto a sua palma da mão como a da outra pessoa se encontram na posição vertical, de modo a que nenhuma seja nem dominante nem submissa.

Segundo, aplique a mesma pressão que receber. Isso significa que se, numa escala de firmeza de 1-10, o seu aperto de mão registar um 7 mas a outra pessoa apenas um 5, precisará de diminuir 20% a força do seu aperto de mão. Se, pelo contrário, o aperto de mão da outra pessoa tiver uma firmeza de 9 e o seu apenas de 7, precisará de aumentar a firmeza em 20%. Se se encontrar com um grupo de dez pessoas, necessitará provavelmente de realizar diversos ajustamentos de ângulo e intensidade por forma a criar uma sensação de sintonia com todos, e ficar em pé de igualdade com cada uma das pessoas. Não se esqueça igualmente de que, em média, a mão masculina exerce o dobro da força da mão feminina, pelo que há que dar um desconto.

A evolução permitiu às mãos masculinas exercer uma força de até quarenta e cinco quilos em ações como rasgar, agarrar, carregar, atirar e martelar.

Lembre-se de que o aperto de mão evoluiu no sentido de se transformar num gesto para dizer olá ou adeus, ou para selar um acordo, pelo que precisa de ser sempre caloroso, amigável e positivo.