Interpretar Gestos

Home»O poder dos gestos»O poder das mãos»Como desarmar quem faz jogos de poder

Como desarmar quem faz jogos de poder

2012-04-18-aperto-custom-

O Impulso Palma-para-Baixo é uma reminiscência da saudação nazi e é o mais agressivo de todos os apertos de mão, pois oferece a quem o recebe poucas oportunidades de estabelecer um relacionamento de igual para igual. Este aperto de mão é típico da pessoa dominadora e autoritária que sempre o inicia, e o seu braço rígido, com a palma virada para baixo, força o receptor a uma posição submissa.

Caso sinta que alguém está a aplicar-lhe propositadamente um Impulso Palma-para-Baixo, eis diversas formas de o contrariar:

1.A técnica do passo-a-direita

Se receber um aperto de mão dominante de um adepto de jogos de poder — que são na maior parte dos casos homens — não só é difícil rodar-lhe a palma da mão para cima, no sentido de uma posição de igualdade, como será demasiado óbvio fazê-lo.

Esta técnica implica começar por avançar com o pé esquerdo enquanto estende o braço para dar o aperto de mão. Isso exige um pouco de treino, visto que avançar com o pé direito é a posição natural para 90% das pessoas, quando dão um aperto de mão com a mão direita.

De seguida, avance com a sua perna direita, atravessando-se à frente da outra pessoa e penetrando-lhe no espaço pessoal.

Finalmente, junte a sua perna esquerda à direita a fim de completar a manobra, e aperte a mão da pessoa. Esta táctica permite-lhe endireitar o aperto de mão ou mesmo transformá-lo na posição submissa. Transmite a sensação de que está a atravessar-se à frente do seu oponente, e é o equivalente a uma vitória num desafio de braço-de-ferro. Permite-lhe igualmente assumir o controlo, ao invadir o espaço pessoal da outra pessoa.

Analise a sua própria abordagem ao aperto de mão e repare se avança com o pé esquerdo ou o direito quando estende o braço para dar o aperto de mão. A maioria das pessoas avança com o pé direito, e fica por isso em desvantagem quando recebe um aperto de mão dominante, pois terá pouco espaço para se movimentar, o que permitirá que o outro exerça o seu domínio.

Treine-se a avançar para o aperto de mão com o pé esquerdo e descobrirá que isso o ajudará a lidar com adeptos de jogos de poder, que gostariam de tentar controlá-lo.

2.A técnica da mão-por-cima

Quando um adepto de jogos de poder o presenteia Impulso Palma-para-Baixo, responda com a mão na posição Palma-para-Cima, e de seguida ponha a sua mão esquerda sobre a mão direita do outro, de modo a formar uma Mão-Dupla (Double-Hander) e endireite o aperto de mão.

Este procedimento faz o poder mudar do seu oponente para si, é uma forma muito mais simples de lidar com a situação, e é muito mais fácil de ser utilizado por mulheres. Se lhe parecer que um adepto de jogos de poder está propositadamente a tentar intimidar, e se o faz habitualmente, agarre-lhe a mão por cima e de seguida agite-a. Esta técnica pode parecer chocante a este tipo de pessoa, pelo que deve ser seletivo na sua utilização, e fazê-lo apenas como último recurso.