Interpretar Gestos

Home»A mentira»Como o rosto revela a verdade

Como o rosto revela a verdade

  • Postado em Abril 22, 2016
  • Categoria A mentira
o_183743218

O rosto é usado, mais do que qualquer outra parte do corpo, para encobrir mentiras. Usamos sorrisos, acenos de cabeça e piscadelas de olhos na tentativa de encobrir mas, infelizmente para nós, os nossos sinais corporais dizem a verdade, e existe incongruência entre os nossos gestos corporais e faciais. As nossas atitudes e emoções são continuamente reveladas nos nossos rostos, e na maior parte do tempo não nos apercebemos minimamente deles.

Quando nos preparamos para tentar dissimular uma mentira, ou um certo pensamento nos atravessa subitamente a mente, isso pode revelar-se durante uma fracção de segundo no nosso rosto. Interpretamos habitualmente o facto de outra pessoa tocar rapidamente no nariz como uma comichão, ou o facto de apoiar a mão no rosto como um sinal de estar profundamente interessada em nós, sem nunca suspeitarmos de que a estamos a aborrecer de morte. Por exemplo, filmámos um homem que explicava como se dava bem com a sua sogra. De cada vez que mencionava o nome dela, o lado esquerdo do seu rosto levantava-se, num trajeto
momentâneo que não durava mais do que uma fracção de segundo, mas nos dizia imensidades sobre aquilo que realmente sentia.