Interpretar Gestos

Home»O poder dos gestos»A magia dos sorrisos»Conselhos sobre sorrisos para mulheres

Conselhos sobre sorrisos para mulheres

ukyuk

Investigações levadas a cabo por dois investigadores da Universidade de Boston, revelaram que pessoas de natureza subordinada sorriem mais na presença de pessoas dominadoras e superiores, tanto em situações amigáveis como não amigáveis, ao passo que as pessoas superiores só sorrirão junto de pessoas subordinadas em situações amigáveis.

Os dados desta investigação mostram que as mulheres sorriem de longe mais do que os homens, tanto em eventos sociais como em situações de trabalho, o que pode fazer uma mulher parecer subordinada ou fraca num encontro com homens não sorridentes. Há quem afirme que o facto de as mulheres sorrirem mais resulta de estas terem sido historicamente colocadas pelos homens em papéis subordinados, mas outros estudos mostram que, por volta das seis semanas, as bebés sorriem muito mais do que os bebés, pelo que estamos provavelmente em presença de uma característica inata, por oposição a aprendida. A explicação mais plausível será que o sorriso se adequa muito bem ao papel evolutivo das mulheres enquanto pacificadoras e prestadoras de cuidados. Isso não significa que uma mulher não possa deter tanta autoridade como um homem; mas o facto de sorrir mais poderá fazer pensar os outros que tem menos autoridade.

Uma investigadora de psicologia social da UCLA, descreveu o sorriso da mulher como a «sua medalha de apaziguamento». Ele é frequentemente usado para acalmar um homem mais poderoso. Os seus estudos mostraram que, em encontros sociais, as mulheres sorriem 87% do tempo, versus um valor de 67% para os homens, e que as mulheres apresentam uma probabilidade 26% superior de retribuir sorrisos do sexo oposto. Numa experiência, foi pedido a duzentos e cinquenta e sete participantes que classificassem, em termos de poder de atração, quinze fotografias de mulheres mostrando rostos felizes, tristes e neutros. As mulheres com as expressões tristes foram consideradas as menos atraentes. As imagens de mulheres não sorridentes foram descodificadas como indicando infelicidade, ao passo que imagens de homens não sorridentes foram encaradas como indicando dominação. A lição a tirar pelas mulheres é a de sorrirem menos quando lidam com homens dominantes em contextos profissionais, ou a espelharem a quantidade de sorrisos que os homens produzem. E se os homens quiserem ser mais persuasivos com as mulheres, necessitam de sorrir mais em todos os contextos.