Interpretar Gestos

Home»Comportamentos»Diferenças de espelhamento entre homens e mulheres

Diferenças de espelhamento entre homens e mulheres

reflexo

Foi descoberto que a probabilidade de uma mulher espelhar instintivamente o comportamento de outra mulher é quatro vezes superior à de um homem espelhar outro homem. Foi também descoberto igualmente que as Mulheres espelham a linguagem corporal dos homens, mas estes sentem relutância em espelhar os gestos ou a postura de uma mulher — a não ser que estejam em modo de cortejo.

Quando uma mulher diz que «vê» que alguém não concorda com a opinião geral, está de facto a «ver» a discordância. Foi captado que o facto de a linguagem corporal de alguém se encontrar dessincronizada da opinião geral do grupo, e revelar a sua não concordância ao não espelhar a linguagem corporal do grupo.

A forma como as mulheres se revelam capazes de «ver» a discordância, a cólera, a mentira ou a suscetibilidade ferida, sempre assombrou a maior parte dos homens. Deve-se ao facto de os cérebros da maior parte dos homens simplesmente não estarem equipados para ler os pormenores subtis na linguagem corporal alheia e não se aperceberem de forma consciente de discrepâncias no espelhamento.

Os cérebros masculinos e femininos são programados de formas diferentes para expressar emoções através de expressões faciais e linguagem corporal. Tipicamente, uma mulher poderá utilizar uma média de seis expressões faciais principais ao longo de um período de escuta de dez segundos para refletir, e de seguida dar feedback às emoções da pessoa que usou da palavra. A sua face espelhará as emoções expressas pela pessoa que fala. A um observador, poderá parecer que os eventos em discussão estão a acontecer a ambas as mulheres.

Uma mulher lê o significado daquilo que está a ser dito através do tom de voz da pessoa que fala, e o seu estado emocional através da sua linguagem corporal. E exatamente isto que um homem precisa de fazer se pretende captar a atenção de uma mulher e mantê-la interessada e à escuta.

A maior parte dos homens fica assustada com a perspetiva de ter de utilizar feedback facial enquanto escuta, mas os homens que o consigam fazer convenientemente receberão grandes dividendos. Alguns homens dirão «Ela vai pensar que eu sou efeminado!», mas a investigação realizada com estas técnicas mostra que, quando um homem espelha as expressões faciais de uma mulher enquanto ela fala, ela descrevê-lo-á como atencioso, inteligente, interessante e atraente.

Os homens, por outro lado, só conseguem produzir menos de um terço das expressões faciais de uma mulher. Os homens ostentam por isso, em geral, rostos inexpressivos, especialmente em público, devido à necessidade evolutiva de esconderem as emoções, por forma a afastar possíveis ataques por parte de desconhecidos, e parecerem ter as emoções sob domínio. É por isso que a maior parte dos homens parecem estátuas quando escutam.

A máscara inexpressiva que os homens utilizam quando escutam permite-lhes sentir que detêm o controlo da situação, mas isso não significa que não experimentem emoções. Os scans cerebrais revelam que os homens podem sentir emoções tão fortes como as mulheres, simplesmente evitam demonstrá-lo em público.