Interpretar Gestos

Home»Comportamentos»Distâncias de Zona

Distâncias de Zona

4--1876840-Business people talking

Discutiremos de seguida o raio desta «bolha de ar» em redor de indivíduos da classe média habitantes de subúrbios, em locais como a Austrália, a Nova Zelândia, a Grã-Bretanha, a América do Norte, a Europa Setentrional, a Escandinávia, o Canadá, ou onde quer que haja uma cultura «ocidentalizada», tal como Singapura, Guam e Islândia.

O país no qual o leitor vive poderá possuir territórios maiores ou menores do que os aqui discutidos, mas ser-lhes-ão certamente proporcionais. As crianças aprendem esta distribuição territorial antes dos 12 anos. Ela pode ser decomposta em 4 distâncias de zona:

1. A Zona íntimas entre 15 e 46 centímetros. De todas as distâncias de zona, esta é de longe a mais importante, pois é a que guardamos como se fosse nossa propriedade. Só permitimos a entrada às pessoas que nos sejam emocionalmente mais próximas. Entre estas, incluem-se amantes, pais, cônjuges, filhos, familiares e animais domésticos. Existe uma subzona que se estende até 15 centímetros do corpo e pode ser transposta unicamente durante contactos físicos íntimos. Esta é a zona fechada chamada Zona Intima.

2. A Zona pessoal entre 46 centímetros e 1,22 metros. Esta é a distância que mantemos em relação às outras pessoas nas festas, nos eventos sociais de um modo geral e nos encontros de amigos.

3, A Zona social entre 1,22 e 3,6 metros. Mantemos esta distância relativamente a desconhecidos, ao canalizador ou ao carpinteiro que fazem reparações em nossa casa, ao carteiro, ao merceeiro, ao novo colega de trabalho e a pessoas que não conhecemos muito bem.

4. A Zona pública estende-se para lá dos 3,6 metros. Sempre que nos dirigimos a um grupo alargado, esta é a distância confortável a que escolhemos mantermo-nos.

Todas estas distâncias tendem a reduzir-se entre duas mulheres e a aumentar entre dois homens.

Palavras Chave - , , ,