Interpretar Gestos

Home»Sinais de posse»Ele é um grande homem

Ele é um grande homem

baixo-alto-grande

Não obstante o que possa ser politicamente correto acreditar acerca da altura corporal, os estudos demonstram de forma convincente que as pessoas mais altas são mais bem-sucedidas, mais saudáveis e vivem mais tempo que as baixas. O diretor do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia, descobriu que os homens mais altos apresentam igualmente um sucesso reprodutivo superior a homens mais baixos, não apenas por os maiores níveis de testosterona estarem ligados a uma grande altura corporal, mas também porque as mulheres escolhem homens mais altos do que elas como parceiros. Os homens mais altos são por elas considerados mais protetores, e podem transmitir esta vantagem através dos seus genes. Quanto aos homens, preferem mulheres mais baixas, pois essa escolha confere-lhes a aparente vantagem da altura.

Quanto mais baixo se é, mais provável é ser-se interrompido por homens. Uma das nossas clientes, uma gestora sénior de 1,55 metros de altura, que trabalhava numa firma de contabilidade predominantemente masculina, queixou-se-nos de ser continuamente interrompida pelos seus colegas em reuniões de direção, sendo raro conseguir apresentar as suas ideias na sua totalidade, ou sequer terminar as frases. Concebemos uma estratégia segundo a qual ela devia levantar-se e dirigir-se à mesa do café e, ao regressar ao seu lugar, permanecer de pé enquanto falava e apresentava as suas ideias. Ficou surpreendida com a diferença que isso representou no modo como era acolhida. Embora não possa utilizar constantemente a rotina do café, esse expediente permitiu-lhe aperceber-se de como, simplesmente ajustando a sua perspetiva em termos de altura, conseguia obter maior autoridade.

Nos nossos seminários, observamos constantemente que os gestores de topo são significativamente mais altos do que o resto das pessoas. Recorrendo aos dados oficiais, registámos a altura e salários de 2566 gestores em níveis de direção e descobrimos que cada polegada de altura acima da média da empresa acrescentava quase 400£ ao pacote salarial da pessoa, independentemente de ser um homem ou uma mulher. Nos EUA, a investigação demonstrou que a altura está igualmente ligada ao sucesso financeiro: em Wall Street, cada polegada de altura acrescentava 340£ ao vencimento de cada indivíduo. A mesma correlação foi observada em departamentos governamentais e universidades, que supostamente promovem as pessoas com base em critérios de competência e igualdade e não de altura. Um estudo americano revelou que as pessoas altas conseguiam não só os melhores empregos nas firmas americanas, como recebiam os mais altos primeiros salários. As pessoas com mais de 1,90 metros recebiam 12% mais do que as de 1,85 metros.