Interpretar Gestos

Home»A mentira»Esfregar o queixo

Esfregar o queixo

  • Postado em Junho 26, 2016
  • Categoria A mentira
BELEZA queixo2

Da próxima vez que tiver oportunidade de apresentar algo a um grupo de pessoas, observe-as cuidadosamente enquanto transmite a sua ideia, e poderá aperceber-se de que a maior parte leva uma mão ao rosto e utiliza um gesto de avaliação. Quando chegar ao fim da sua apresentação e pedir ao grupo que dê opiniões ou sugestões acerca das suas ideias, os gestos de avaliação, em geral, terminarão, e terá início um gesto de Afagar o Queixo. Este gesto de afagar o queixo constitui o sinal de que o ouvinte está a atravessar o processo da tomada de decisões.

Quando tiver solicitado uma decisão aos seus ouvintes e eles derem início ao gesto de afagar o queixo, os gestos seguintes assinalarão se a sua decisão é negativa ou positiva. A sua melhor estratégia será permanecer calado e observar os gestos seguintes deles, os quais indicarão a decisão a que chegaram.

Por exemplo, se o gesto de Afagar o Queixo for seguido por braços e pernas cruzados, e se a pessoa se recostar para trás na cadeira, é bastante provável que a resposta seja «não». Isso dar-lhe-á uma oportunidade precoce de tentar de novo vender os benefícios da sua ideia, antes de a outra pessoa verbalizar o «não» e tornar assim mais difícil a obtenção de um acordo.

Se o gesto de Afagar o Queixo for seguido por uma inclinação do corpo para a frente com os braços abertos, e um gesto de pegar na sua apresentação escrita, é possível que possa contar com um «sim», e poderá agir como seja dispusesse de um acordo.