Interpretar Gestos

Home»Sinais secretos»Manifestações de cortejo e gestos de atração

Manifestações de cortejo e gestos de atração

gelosia-nella-coppia

Descobriu-se que, quando uma pessoa se aproxima de outra do sexo oposto, têm lugar determinadas alterações fisiológicas. Descobriu-se que, em preparação de um possível encontro sexual, se tornava evidente um aumento de tónus muscular, diminuía a formação de «bolsas» em redor do rosto e dos olhos, a curvatura do corpo desaparecia, o peito sobressaía, o estômago era automaticamente contraído, desaparecia a curva da barriga, o corpo assumia uma postura ereta, e a pessoa ganhava uma aparência muito mais jovem.

Observou-se igualmente que tanto homens como mulheres caminhavam com um passo mais alegre e vivo, numa exibição de saúde e vitalidade, para transmita a sua disponibilidade enquanto parceiros. Um homem levantará a cabeça para parecer mais alto, projetará os maxilares para a frente e encherá o peito por forma a parecer mais dominante. Uma mulher que sinta interesse responderá realçando os seios inclinando lateralmente a cabeça, tocando no cabelo, expondo os pulsos e apresentando-se com uma aparência de submissão.

O local ideal para observar estas alterações é a praia, quando um homem e uma mulher caminhando em sentidos opostos se cruzam. As alterações têm lugar quando eles se encontram suficientemente próximos uns do outro para captar os respetivos olhares, e continuarão a decorrer até se cruzarem, momento a partir do qual regressam à sua postura original.

A linguagem corporal é uma parte fundamental do ritual de cortejo, pois revela o quão disponível, atraentes, prontos, entusiásticos, sensuais ou desesperados estamos. Embora alguns sinais de interesse sexual sejam estudados e deliberados, outros, tal como os que acabámos de mencionar, são completamente inconscientes. Não é ainda totalmente claro de que forma fazemos a aprendizagem destes sinais, mas a investigação recente indica que muitos poderão ser inatos.