Interpretar Gestos

Home»Linguagem corporal»O conceito do Rei Artur

O conceito do Rei Artur

10-dicas-para-tornar-as-reunioes-de-trabalho-mais-produtivas

O rei Artur utilizou a Távola Redonda numa tentativa de conceder a cada um dos seus cavaleiros igual autoridade e estatuto. Uma mesa redonda cria uma atmosfera de informalidade descontraída e é ideal para promover a discussão de pessoas de igual condição, pois cada uma delas pode reclamar a mesma área de território da mesa. O círculo propriamente dito transformou-se num símbolo mundial de unidade e força, e o simples facto de nos sentarmos em círculo promove o mesmo efeito. Infelizmente, o rei Artur não sabia que, se o estatuto de uma das pessoas do grupo for superior ao das outras, esse facto altera completamente as dinâmicas de poder de grupo. O rei detinha o maior poder, o que significava que os cavaleiros sentados a seu lado recebiam silenciosamente os graus mais altos de poder seguintes, sendo maior o do que se sentava à direita. O poder diminuía então de forma proporcional à distância a que cada cavaleiro se sentava do rei.

O cavaleiro sentado na posição diretamente oposta à do rei Artur encontrava-se na posição Competitiva/Defensiva, sendo provável que viesse a criar problemas. Sessenta e oito por cento dos inquiridos consideravam a pessoa sentada na posição diretamente oposta à sua numa mesa redonda como aquela de quem mais esperariam que discutisse ou fosse competitiva. Cinquenta e seis por cento afirmou igualmente que sentar-se na posição oposta podia ser utilizado para mostrar não envolvimento ou falta de interesse, como no caso de uma biblioteca pública. Quando sentados diretamente ao lado de outra pessoa, 71 % afirmaram estarem a ter uma conversa amigável ou a cooperar.

Muitos dos executivos de hoje em dia utilizam mesas retangulares, quadradas e redondas. A mesa retangular, que é habitualmente a mesa de trabalho, é utilizada para o trabalho do dia-a-dia, breves conversas, repreensões, etc. A mesa redonda, que é muitas vezes uma mesa de café com cadeiras baixas, é utilizada para criar uma atmosfera informal descontraída ou para persuadir. Está também muitas vezes presente em famílias que praticam a democracia ou não possuem um progenitor dominante. As mesas quadradas são típicas das cantinas.