Interpretar Gestos

Home»Comportamentos»O lábio-superior-rígido dos ingleses

O lábio-superior-rígido dos ingleses

n509003d08a440

Este gesto envolve o franzir dos lábios para controlar o rosto, de modo que as expressões faciais sejam reduzidas, e demonstrada a menor emoção possível. Desta forma, os Ingleses conseguem dar a impressão de terem controlo emocional total.

Quando os príncipes Filipe, Carlos, Harry e William seguiram a pé atrás do féretro da princesa Diana, em 1997. Todos assumiram a expressão facial do Lábio-Superior-Rígido, a qual foi percecionada, por muita gente do mundo não britânico, como sinal de ausência de emoção relativamente à morte de Diana.

Henrique VIII era famoso pelo seu sorriso Lábio-Superior-Rígido. Tinha uma boca pequena e, quando contraía o lábio superior para fazer pose para um retrato, ela parecia ainda mais diminuta. Este seu hábito fez com que uma boca pequena passasse a sei considerada um sinal de superioridade, entre os Ingleses do século XVI. A expressão facial Lábios-Franzidos é ainda hoje utilizada por ingleses que se sentem intimidados por indivíduos inferiores, e é frequentemente acompanhada por piscadelas prolongadas dos olhos.