Interpretar Gestos

Home»Sinais secretos»O poder dos óculos e da maquilhagem

O poder dos óculos e da maquilhagem

アンバーは化粧顔メガネシャツイメージスタイル有名人を聞いた-1024x1280

Usar maquilhagem aumenta definitivamente a credibilidade percecionada, especialmente no caso de mulheres em contextos profissionais. Para o demonstrar, realizámos uma experiência muito simples. Contratámos quatro mulheres muito parecidas para nos ajudarem a vender o nosso material de formação num seminário. Cada uma ficou com uma mesa de exposição dos produtos, e todas se vestiram de modo semelhante.

Uma das assistentes tinha óculos e maquilhagem, a segunda óculos sem maquilhagem, a terceira maquilhagem sem óculos, e a quarta nenhum dos dois. Os clientes potenciais aproximavam-se das mesas e falavam com as assistentes acerca dos programas de formação, consumindo um tempo de discussão de entre quatro e seis minutos.

Quando abandonavam as mesas, pedia-se-lhes que recordassem qualquer informação relativamente à personalidade e aparência de cada uma das mulheres, e que escolhessem a partir de uma lista os adjetivos que melhor se adequassem a cada urna. A mulher que utilizava maquilhagem e óculos foi descrita como segura de si, inteligente, sofisticada e a mais extrovertida das quatro.

Algumas clientes encararam-na como segura de simas igualmente fria, arrogante e/ou preconceituosa — numa indicação de que poderão tê-la encarado como uma possível concorrente, pois os homens nunca a viam sob este prisma. A assistente que tinha maquilhagem e não utilizava óculos recebeu boas classificações em termos de aparência e apresentação pessoal, mas mais baixas em termos de competências pessoais como escutar e construir sintonia.

As assistentes que não utilizavam maquilhagem receberam as piores classificações em termos de competências pessoais e apresentação pessoal. Utilizar óculos sem maquilhagem não fazia qualquer diferença em termos das atitudes e taxa de memorização dos clientes. A maioria das clientes femininas apercebeu-se da falta de maquilhagem, enquanto a maioria dos homens não conseguia recordar-se se a assistente estava ou não maquilhada.

E interessante notar que as pessoas pensavam que as mulheres que utilizavam maquilhagem tinham saias mais curtas do que as que não utilizavam maquilhagem, o que demonstra que estas proporcionam uma imagem mais sexy.

As conclusões são claras — a maquilhagem confere a uma mulher uma imagem mais inteligente, segura de si e sexy, e a combinação de óculos e maquilhagem no contexto profissional exerce um efeito mais positivo e duradouro sobre os observadores, pelo que andar munido de óculos não graduados pode constituir uma excelente estratégia para reuniões de trabalho.