Interpretar Gestos

Home»Sinais secretos»O processo de atração

O processo de atração

woman

Tal como no caso de outros animais, o cortejo nos seres humanos segue uma sequência previsível em cinco passos que todos percorremos quando conhecemos uma pessoa atraente.

Passo 1. Contacto visual: Ela olha em volta da sala e avista um homem que lhe agrada. Aguarda até que ele repare nela, e sustenta-lhe o olhar durante cerca de cinco segundos, para de seguida o desviar. Ele está agora a vigiá-la permanentemente, a ver se ela repete o gesto. Uma mulher precisa de lançar este olhar, em média, três vezes, antes de o homem típico se aperceber do que está a acontecer. Este processo de troca de olhares pode ser repetido várias vezes, e constitui o início do processo de flirt.

Passo 2. Sorriso: Ela lança um ou mais sorrisos fugazes. Trata-se de um rápido meio sorriso cujo objetivo é o de dar a um potencial parceiro a luz verde para fazer uma aproximação. Infelizmente, muitos homens não são capazes de responder a estes sinais, deixando as mulheres a pensar que não estão interessados nelas.


Passo 3.
Exibição: Ela endireita-se na cadeira, para realçar os seios, e cruza as pernas ou os tornozelos para melhor os exibir ou, se estiver de pé, inclina um pouco as ancas e inclina a cabeça para o lado, para junto do ombro, expondo o pescoço nu. Brinca com o cabelo durante até seis segundos — sugerindo que se está a arranjar para o seu homem. Poderá lamber os lábios, dar piparotes no cabelo c agitar roupa e joias. Ele retribuirá com gestos como erguer-se e endireitar-se, contrair o estômago, inchar o peito, ajeitar a roupa, tocar no cabelo e enfiar os polegares no cinto. Ambos apontam os pés, ou a totalidade dos corpos, um para o outro.

Passo 4. Conversa: Ele aproxima-se e tenta fazer conversa, utilizando lugares-comuns como «Eu não a vi já antes?» e outras deixas estafadas cujo único objetivo é o de quebrar o gelo.

Passo 5. Toque: Ela procura uma oportunidade para dar um primeiro toque leve no braço dele, seja ou não «acidental». Um toque na mão indica um nível de intimidade superior ao de um toque no braço. Cada nível de toque é então repetido para verificar se a pessoa está satisfeita com esse nível de intimidade, e para lhe fazer perceber que o primeiro toque não foi acidental. Uma fricção leve, ou um toque no ombro de um homem, são gestos realizados para dar a impressão de que a mulher se preocupa com a saúde e aparência dele. Dar um aperto de mão é uma forma rápida de passar ao estádio do toque.

Estes primeiros cinco passos do cortejo podem parecer pouco importantes, ou mesmo acidentais, mas são fundamentais para iniciar qualquer novo relacionamento e são os passos relativamente aos quais a maioria das pessoas, em especial os homens, sente maiores dificuldades. Este capítulo examinará os sinais que homens e mulheres – para além de Graham enviarão com mais probabilidade no decorrer destes estádios.