Interpretar Gestos

Home»Comportamentos»Os três gestos interculturais mais comuns – O polegar-para-cima

Os três gestos interculturais mais comuns – O polegar-para-cima

pip-boy-ipad-wallpaper-1024x1024

Em países de forte influência britânica, tais como a Austrália, os EUA, a Africa do Sul, Singapura e Nova Zelândia, o gesto Polegar-para-Cima possui três significados: é utilizado para pedir boleia; é um sinal de OK; e, quando o polegar é agitado vigorosamente para cima, transforma-se num insulto, significando «enfia lá isto» ou «senta-te aqui». Em alguns países, tais como a Grécia, o polegar é impulsionado para a frente, sendo o seu significado principal «vai-te lixar»!

Como demonstrámos já, quando os europeus contam de um até cinco, utilizam o Polegar-para-Cima para significar «um» e o dedo indicador para «dois», enquanto a maioria das pessoas anglófonas conta «um» com o dedo indicador e «dois» com o dedo médio. Neste caso, o Polegar-para-Cima representará o número «cinco».

Devido ao facto de ser o dedo mais volumoso da mão, o polegar é utilizado como sinal de poder e pode ser visto projetando-se para fora de bolsos e coletes, ou posicionado sobre lapelas.
O polegar é igualmente usado, em conjunto com outros gestos, como sinal de poder e superioridade, ou em situações onde as pessoas nos tentam meter «debaixo do seu polegar». O nome do polegar é incluído nesta designação, devido ao seu poder físico.

Palavras Chave - , , ,