Interpretar Gestos

Home»O poder dos gestos»Pernas-Esticadas

Pernas-Esticadas

0,,14410320,00

Este é um gesto quase inteiramente masculino, e é igualmente observado entre macacos que tentam estabelecer autoridade sobre outros macacos. Em vez de se arriscarem a sofrer danos numa luta, esticam as pernas, e aquele que conseguir uma exibição mais imponente é considerado o mais dominante. O mesmo acontece com os seres humanos; ainda que seja habitualmente executado de forma inconsciente, transmite uma mensagem poderosa. Se um homem executar o gesto de Pernas-Esticadas, os outros imitá-lo-ão para conservar estatuto, mas este gesto exerce efeitos muito negativos quando o homem o utiliza à frente de mulheres, especialmente num contexto profissional, visto que elas não o podem imitar.

As nossas reuniões registadas em vídeo revelam que muitas mulheres respondem cruzando braços e pernas, o que as coloca imediatamente à defesa. O conselho a dar aos homens é claro — em reuniões de trabalho, mantenham as pernas fechadas. Se for, por outro lado, uma mulher constantemente confrontada com um homem que exibe a zona púbica, não reaja quando ele o fizer.

Esse gesto só pode funcionar contra si se responder de forma defensiva. Tente antes falar-lhe na direção da zona púbica-respostas do género «Tem razão nisso» e «Estou a ver onde foi buscar isso» podem ensinar uma lição preciosa, assim como provocar risadas incontroláveis quando utilizadas no momento certo.