Interpretar Gestos

Home»O poder dos gestos»O poder das mãos»Quando homens e mulheres dão apertos de mão

Quando homens e mulheres dão apertos de mão

aperto-de-maos1

Muito embora as mulheres detenham há já várias décadas uma forte presença no mercado de trabalho, muitos homens e mulheres experimentam ainda graus variáveis de atrapalhação e embaraço em encontros mistos.

Muitos homens afirmam ter recebido um treino básico de apertos de mão dos pais, em rapazes, mas poucas mulheres relatam o mesmo treino. Em adultos, isso pode criar situações desconfortáveis nas quais, por
exemplo, um homem estende primeiro a mão para apertar a mão da mulher, mas ela não o vê — inicialmente, está mais concentrada em olhar-lhe para o rosto. Sentindo-se desconfortável com a mão suspensa no ar, o homem puxa-a para trás, esperando que a mulher não tenha reparado, mas ao fazê-lo, é ela que estende a
mão e é assim também deixada com a mão suspensa no vazio.

Ele estende de novo a mão para ela, e o resultado é uma confusão de dedos emaranhados, mais parecida com duas lulas envolvidas num abraço amoroso.

Se algum dia isto lhe acontecer, pegue propositadamente na mão direita da outra pessoa com a sua esquerda, coloque-a corretamente na sua mão direita, e diga com um sorriso: «Vamos lá tentar isso de novo!» Isso pode-lhe dar um enorme impulso de credibilidade junto da outra pessoa, pois mostra que se preocupa o suficiente com ela para querer acertar o aperto de mão. Se é uma mulher num contexto profissional, uma estratégia sensata será fazer os outros perceber que tenciona dar um aperto de mão, para não os apanhar desprevenidos. Estenda a mão o mais cedo possível, para divulgar claramente a sua intenção de dar um aperto de mão, o que evitará atrapalhações.