Interpretar Gestos

Home»O poder dos gestos»A magia dos sorrisos»Quatro tipos comuns de sorrisos

Quatro tipos comuns de sorrisos

C3F2

Apresentamos de seguida um resumo e uma análise dos tipos mais comuns de sorrisos que se encontra habitualmente no dia-a-dia:

1.O sorriso-de-lábios-unidos

Os lábios são bem esticados ao longo do rosto de modo a formar uma linha recta e os dentes são escondidos. Este sorriso transmite a mensagem de que quem o ostenta possui um segredo, ou uma opinião ou atitude reservadas, que não partilhará connosco.

É um dos preferidos das mulheres que não querem revelar que não gostam de alguém, e é habitualmente interpretado de forma clara por outras mulheres como um sinal de rejeição. A maior parte dos homens é incapaz de o decifrar.

Por exemplo, uma mulher poderá dizer a respeito de outra: «Ela é uma mulher muito capaz, que sabe o que quer», seguido de um sorriso de lábios-unidos, em vez de dizer o que está realmente a pensar: «Eu acho que ela é uma cabra agressiva e metediça!» O Sorriso-de-Lábios-Unidos é igualmente encontrado em fotografias de revistas de homens de negócios bem-sucedidos que comunicam: «Eu detenho os segredos do sucesso e você tem de tentar adivinhar quais são.» Nestas entrevistas, os homens têm tendência para falar dos princípios do sucesso, mas raramente revelam os pormenores exatos de como o conseguiram atingir.

2.O sorriso torcido

Este sorriso transmite emoções opostas de cada lado do rosto. Na figura A, o hemisfério cerebral direito faz levantar a sobrancelha esquerda, os músculos zigomáticos esquerdos e a bochecha esquerda para produzir um tipo de sorriso sobre o lado esquerdo do rosto, enquanto o hemisfério cerebral esquerdo puxa os mesmos músculos para baixo do lado direito para produzir um franzir de sobrolho zangado. Se colocarmos um espelho a meio da ilustração A, segundo um ângulo de noventa graus, para
refletir cada lado do rosto, obtemos duas faces completamente diferentes, com emoções opostas. Espelhar o lado direito do rosto revela a figura B, que tem um sorriso aberto, ao passo que espelhar o lado esquerdo revela um franzir de sobrolho zangado.

O Sorriso Torcido é específico do mundo ocidental e só pode ser produzido deliberadamente, o que significa que só pode enviar uma única mensagem — sarcasmo.

3.O sorriso de queixo-caído

Este é um sorriso treinado, no qual o maxilar inferior é simplesmente deixado cair para dar a impressão de que a pessoa está a rir, ou numa atitude brincalhona. Esse sorriso é utilizado para gerar reações de satisfação nas suas assistências, ou para conquistar mais votos.

4.O sorriso de lado-a-olhar-para-cima

Com a cabeça a olhar para baixo e desviada para um lado, enquanto olha para cima com um sorriso de lábios-Unidos, a pessoa que pratica este sorriso transmite uma imagem jovem, brincalhona e cheia de segredos. Demonstrou-se que este sorriso tímido é o favorito dos homens, pois quando uma mulher o pra-
tica, dá origem a sentimentos paternais masculinos, que fazem com que os homens queiram proteger e cuidar das mulheres.

Este é um dos sorrisos que a princesa de gales em 1996 usava para conquistar os corações das pessoas de todo o mundo.

Este sorriso fazia os homens querer protegê-la, e as mulheres querer ser como ela. Não surpreende portanto que este sorriso seja uma presença habitual no repertório de sedução feminina para atrair os homens, visto ser lido por eles como sedutor, e por ser um poderoso sinal de «chamada». É o mesmo
sorriso agora utilizado pelo atual príncipe de Inglaterra, que, para além de produzir o efeito de conquistar os afetos das pessoas, ainda por cima lhes recorda a princesa.