Interpretar Gestos

Home»O poder dos gestos»O poder das mãos»Quem deve ser o primeiro a estender a mão?

Quem deve ser o primeiro a estender a mão?

comportamento

Embora constitua um costume geralmente aceite dar um aperto de mão quando se encontra uma pessoa pela primeira vez, existem circunstâncias nas quais poderá não ser adequado iniciarmos um aperto de mão.
Tendo em conta que um aperto de mão é um sinal de confiança e boas-vindas, devemos começar por nos
colocar várias questões antes de darmos início ao aperto de mão: Sou bem-vindo? Esta pessoa está contente por me conhecer, ou estou a impor-me a ela? Os vendedores aprendem que, se derem início a um aperto de mão a um cliente que visitam sem se fazerem anunciar ou serem convidados, isso pode provocar um resultado negativo, pois o cliente poderá não querer dar-lhes as boas-vindas, sentindo-se forçado a dar o aperto de mão. Nestas circunstâncias, o pessoal das vendas é aconselhado a esperar que a outra pessoa inicie o aperto de mão e, se este não parecer ir acontecer, usar um pequeno aceno de cabeça como cumprimento.
Em alguns países, dar um aperto de mão a uma mulher é ainda uma prática duvidosa (por exemplo, em muitos países muçulmanos, seria considerado grosseiro fazê-lo; em alternativa, é aceitável um pequeno aceno de cabeça), mas descobriu-se recentemente que as mulheres que dão início a um firme aperto de mão são consideradas — na maioria dos sítios — pessoas de espírito mais aberto, e causam melhores primeiras impressões.