Interpretar Gestos

Resumo

173403_Papel-de-Parede-Sala-espelhada_1600x1200

Espelhar a linguagem corporal de alguém faz essa pessoa sentir-se aceite, cria um vínculo e é um fenómeno que ocorre naturalmente entre amigos c indivíduos de estatuto equivalente. Inversamente, fazemos questão de não espelhar as pessoas de quem não gostamos ou os desconhecidos, como os que seguem connosco num elevador ou os que estão na mesma fila que nós, no cinema.

Espelhar a linguagem corporal e os padrões de discurso da outra pessoa é uma das formas mais poderosas de construir sintonia de uma forma rápida. Da próxima vez que tiver uma reunião com alguém, espelhe a sua posição sentada, postura, ângulo do corpo, gestos, expressões e tom de voz.

Ao fim de pouco tempo, a pessoa começará a sentir que há algo em si de que ela gosta — e descrevê-lo-á como alguém «com quem apetece estar». Isto acontece porque a pessoa se vê refletida em si. Quando alguém assume determinada posição, temos três escolhas — ignorá-la, fazer uma coisa diferente ou espelhá-la. Espelhar permite grandes dividendos. Mas nunca espelhe os sinais negativos de outra pessoa.

Palavras Chave - , , , ,