Interpretar Gestos

Home»Jogos de poder»Sete estratégias simples para lhe dar a vantagem extra

Sete estratégias simples para lhe dar a vantagem extra

como-fazer-reunioes

1. Mantenha-se de pé nas reuniões
Conduza de pé todas as reuniões de tomada de decisões de curto prazo. Os estudos demonstram que as conversações mantidas de pé são significativamente mais curtas do que as sentadas, e que a pessoa que conduz uma reunião de pé é percecionada como detendo um estatuto mais elevado do que as que estão sentadas. Levantar-se sempre que outras pessoas entrem no seu espaço de trabalho é igualmente uma excelente forma de poupar tempo, pelo que deverá considerar a hipótese de não ter cadeiras para as visitas na sua própria área de trabalho. As decisões tomadas de pé são rápidas e objetivas, e os outros não desperdiçam o seu tempo a falar de minudências sociais ou a fazer perguntas do género «E a família, todos bem?».

2. Sente os seus concorrentes de costas para a porta
Tal como discutimos antes, os estudos revelam que quando temos as costas voltadas para um espaço aberto ficamos ansiosos, a nossa pressão sanguínea aumenta, o nosso coração bate mais depressa, o output das nossas ondas cerebrais aumenta e respiramos mais rapidamente, enquanto o nosso corpo se prepara para um possível ataque vindo da retaguarda. Esta é uma posição excelente para colocar os seus adversários.

3. Mantenha os dedos juntos
As pessoas que mantêm os dedos fechados quando falam com as mãos e mantêm estas abaixo do nível do queixo são as que mais captam a atenção dos outros. Utilizar os dedos abertos ou ter as mãos acima do nível do queixo transmite uma perceção de menor poder.

4. Mantenha os cotovelos virados para fora
Ao sentar-se numa cadeira, mantenha os cotovelos virados para fora, ou sobre os braços da cadeira. Os indivíduos tímidos e submissos mantêm os cotovelos virados para dentro, para se protegerem, e são percecionados como pessoas temerosas.

5. Utilize palavras enérgicas
Um estudo realizado na Universidade da Califórnia demonstrou que as palavras mais persuasivas da linguagem falada são: descoberta, garantia, amor, provado, resultados, poupar, fácil, saúde, dinheiro, novo, segurança e você. Treine-se a utilizar estas palavras. Os novos resultados que obterá a partir da descoberta destas palavras provadas garantir-lhe-á mais amor, melhor saúde e poupar-lhe-á dinheiro. Além disso, são completamente seguras e fáceis de utilizar.

6. Traça consigo uma pasta estreita
Uma pasta estreita com um fecho dotado de segredo é o que utiliza uma pessoa importante que só se preocupa com os pormenores mais relevantes; as pastas grandes e bojudas são mais utilizadas pelas pessoas que fazem o trabalho todo e são percecionadas como não sendo suficientemente organizadas para ter as coisas feitas a tempo.

7.Esteja atento aos botões do casaco
A análise de confrontações registadas em vídeo, por exemplo entre sindicatos e administrações, revela uma frequência mais elevada de obtenção de acordos quando os participantes têm os casacos desabotoados. As pessoas que cruzam os braços sobre o peito fazem-no frequentemente com o casaco abotoado, e apre- sentam atitudes mais negativas. Quando alguém desabotoa subitamente o casaco numa reunião, é razoável assumir que acaba de abrir a sua mente.