Interpretar Gestos

Home»Comportamentos»«Seu porco nojento!» Assoar o nariz

«Seu porco nojento!» Assoar o nariz

assoando o nariz

Os europeus e ocidentais assoam o nariz para um lenço de pano ou de papel, ao passo que os asiáticos e Japoneses cospem ou expelem o ranho pelo nariz. Cada uma das culturas sente-se siderada por aquilo que considera o comportamento «nojento» da outra. Esta diferença cultural marcante resulta da disseminação da tuberculose em séculos passados.

Na Europa, a tuberculose foi a SIDA da época — uma doença em relação à qual havia poucas esperanças de sobreviver, o que levou os governos a mandar os seus povos assoar o nariz, de modo a evitar que a doença se espalhasse ainda mais.

E por esta razão que os ocidentais reagem tão vivamente ao escarro — nesses tempos, alguém que escarrasse para o chão poderia espalhar a tuberculose, pelo que as pessoas se sentiam tão alarmadas com essa perspetiva como ficariam hoje em dia se a SIDA pudesse espalhar-se através dos escarros.

Caso a tuberculose tivesse constituído um problema em países orientais, a reação cultural teria sido semelhante à dos ocidentais. Em resultado disso, os Japoneses ficam escandalizados quando alguém tira do bolso um lenço, assoa o nariz para dentro dele e o mete de novo no bolso, na carteira ou na manga do casaco!

Os Japoneses não se deixam impressionar pelo hábito característico dos homens ingleses de ostentar um lenço no bolso superior do casaco. Esse costume é para eles o equivalente a exibir orgulhosamente um rolo de papel higiénico a sair do bolso, pronto a usar. Os asiáticos acreditam, corretamente, que a opção de escarrar é mais saudável, mas esse é um hábito considerado repulsivo pelos ocidentais e europeus.

É por isso que as reuniões de negócios entre ocidentais e europeus podem falhar quando estão constipados. Não devemos por isso sentir-nos incomodados quando um asiático escarra ou expele pelo nariz, e nunca devemos assoar-nos em frente a um japonês.

Palavras Chave - , , , , ,