Interpretar Gestos

Home»Sinais secretos»Um bocadinho de batom, minha senhora?

Um bocadinho de batom, minha senhora?

batom-color-precise-avon

Pediu-se a nove mulheres que comparecessem numa série de entrevistas realizadas com entrevistadores masculinos e femininos. Cada mulher utilizava batom nos lábios em metade das entrevistas, mas não na restante metade. As atitudes dos entrevistadores rapidamente se tornaram claras a seguir à experiência — as mulheres que utilizavam batom vermelho e realizavam maiores exibições de lábios eram consideradas mais interessadas em si próprias e em obter a atenção dos homens, enquanto as mulheres de menores exibições labiais e utilizando batons de cores neutras ou pastel pareceram mais interessadas na carreira, e de um modo geral no trabalho.

As mulheres sem batom foram consideradas mais sérias relativamente ao trabalho do que os homens, mas deficientes em termos de competências pessoais. Quase todas as entrevistadoras se aperceberam do facto de as candidatas utilizarem ou não batom, enquanto apenas metade dos homens se apercebeu quando as candidatas não o utilizavam. Isto significa que uma mulher deve utilizar batom vermelho vivo quando sai com alguém, mas pintar os lábios de forma muito mais discreta em reuniões de trabalho.

Se trabalha em atividades que promovem a imagem feminina, tais como o vestuário, a cosmética, ou num cabeleireiro, as cores mais vivas são vistas como positivas, pois vendem a beleza feminina.

Palavras Chave - , , , ,